Cidade da Zona da Mata mineira é contemplada pelo projeto da Sedese que capacita mulheres para o ofício da costura

O subsecretário de Trabalho e Emprego, Arthur Campos, fala sobre a iniciativa. "Esse projeto deixa a gente mais satisfeito a cada dia que passa. Ver esse espaço cheio do jeito que está nos incentiva a abrirmos novas turmas. Queria dizer para vocês, mulheres, que esse projeto é além de capacitação, veio também para dar independência. Vocês podem ser o que quiserem, não importa a área. O que o Estado quer trazer para as pessoas é oportunidade. É descobrir o talento que está guardado em vocês." Para finalizar sua fala, Arthur lembrou a importância da transversalidade. "Nenhum projeto acontece sozinho, olha a quantidade de parceiros que está aqui envolvido".
Muito feliz com a novidade, Franciane Pita Silva comemora o Trajeto Moda ao seu alcance. "Este curso está sendo a verdadeira realização de um sonho para mim, porque sempre quis aprender a costurar, e estou tendo o privilégio então de ter esse conhecimento. Temos uma ótima professora. Eu só tenho a agradecer por essa grande oportunidade e por estar aqui hoje. Conhecimento nunca é demais".
O prefeito de Muriaé, Marcos Guarino, incentivou as alunas. "Comecem esse curso e persistam até o final. Vamos movimentar a moda e a economia local".
O projeto
Idealizado em 2020, o Trajeto Moda iniciou os trabalhos em 2021, durante piloto em Belo Horizonte. O projeto é executado em cinco etapas, e inclui: capacitações no ofício da costura, cidadania, inteligência emocional, empreendedorismo, produto, mercado físico e digital, liderança, cooperativismo e educação financeira. O Trajeto Moda é para mulheres em situação de violência doméstica, mães solos ou que vivem em insegurança alimentar. Durante toda a execução do projeto, elas também recebem apoio psicológico.