Os municípios que compõem as Regionais Sedese de Ituiutaba, Uberlândia e Uberaba participaram, nessa semana, do evento de apresentação do Plano Mineiro Intersetorial de Cuidados/Tratamento e Prevenção do Uso/Abuso de Álcool, Tabaco e outras Drogas. Com essa entrega, 19 Regionais já receberam a versão física do documento.
Os encontros fazem parte da política de aproximação com os municípios mineiros promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Subpod).
A subsecretária da Subpod, Soraya Romina, comemora a entrega do Plano para as Regionais. “Foi um sucesso. A apresentação do Plano Mineiro envolveu a participação de lideranças, Presidentes de Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas, representantes de organizações da sociedade civil, gestores, profissionais que atuam na área de todos os municípios de abrangência das regionais, dentre outros atores sociais. Foi uma agenda muito participativa”.
Soraya destaca ainda que a atividade realizada no Triângulo Mineiro faz parte de uma agenda que está em processo de conclusão. “Faz parte da programação da Subpod de conversar com os representantes dos 853 municípios mineiros, a partir da articulação com as 22 Diretorias Regionais Sedese, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de políticas locais sobre drogas, induzir esse trabalho tão importante nos municípios. Afinal de contas, a vida acontece nos municípios”.
A apresentação do Plano é uma oportunidade para os municípios apresentarem à Sedese suas demandas, dúvidas e questionamentos acerca da política sobre drogas, bem como, alinharem aspectos relacionados ao planejamento das ações a serem desenvolvidas e formas de participação e engajamento dos diferentes atores sociais.
Lançado em 2021, o documento reúne marcos legais referentes à política sobre drogas no Brasil e em Minas Gerais, conceitos, princípios orientadores, diretrizes, dados sobre o fenômeno do uso/abuso de álcool, tabaco e outras drogas, estratégias no campo da prevenção, dispositivos de cuidados/tratamento direcionados às pessoas que precisam de apoio, além de um conjunto de textos temáticos relevantes sobre a temática.
“Apresentamos as diretrizes e marcos legais que tratam do assunto, de forma que tenhamos, cada vez mais, políticas assertivas em todo o estado. E o fazemos com a perspectiva de que possamos, de fato, transformar Minas Gerais em um território de prevenção às drogas”, reforça Soraya.
Além das Regionais de Ituiutaba, Uberlândia e Uberaba, já receberam o Plano Mineiro Intersetorial de Cuidados/Tratamento e Prevenção do Uso/Abuso de Álcool, Tabaco e outras Drogas, os municípios que compõem as Regionais Metropolitana, Teófilo Otoni, Almenara, Araçuaí, Salinas, Curvelo, Diamantina, Montes Claros, São João Del Rei, Juiz De Fora, Timóteo, Governador Valadares, Divinópolis, Passos, Patos de Minas, Paracatu.
Em junho, as Regionais Sedese Varginha, Poços de Caldas e Muriaé receberão o Plano Mineiro.
A agenda da subsecretária Soraya Romina em Uberlândia também possibilitou a visita a três Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que são parceiras da Sedese. Soraya visitou a Associação Comunidade Nova Criatura e a Associação Grupo Sarai, de acolhimento masculino; e a Ser Serviço Evangélico, de Reabilitação/Prevenção.
Semana Estadual de Prevenção às Drogas
Durante o encontro com as Regionais, a equipe da Subpod também apresentou aos gestores municipais o tema da Semana Estadual de Prevenção às Drogas para que a temática seja replicada nos municípios, envolvendo os diversos atores sociais.
A Semana será realizada entre 19/6 e 26/6 e contará com uma programação especial organizada pela Subsecretaria de Políticas sobre Drogas, com a realização de live, sessão pública e exposição sobre a temática.





