Técnicos da Diretoria de Proteção Social de Média Complexidade, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), realizaram, entre os dias 14 e 18/3, capacitações em dois Centros de Referência Especializados de Assistência Social Regionais. As capacitações ocorreram no CREAS Regional Médio e Baixo Jequitinhonha, sediado em Almenara, e no CREAS Regional Mucuri, em Águas Formosas.
As duas capacitações foram as primeiras dentro de um cronograma de ações que envolve apoio técnico para os municípios que fazem parte da regionalização da Proteção Social Especial em Minas Gerais.
Durante as visitas foram realizadas reuniões com as equipes dos CREAS para alinhamento das atividades realizadas pelo equipamento. Em seguida, a equipe promoveu uma capacitação com participação das referências técnicas da Proteção Social Especial de cinco municípios da região, gestores da assistência social dos municípios abrangidos pelo CREAS, representantes da Diretoria Regional da Sedese, equipe do CREAS Municipal de Almenara e agentes da Segurança Pública local (Polícias Civil e Militar).
As capacitações abordaram a implantação de uma metodologia integrada e unificada de Trabalho Social com Famílias (TSF), com um fluxo de atendimento voltado à população em situação de violação de direitos e um sistema de planilhas para registro e monitoramento dos atendimentos e acompanhamentos.
Também foram realizados alinhamentos e discussões sobre conceitos importantes para o trabalho da Proteção Social Especial no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e o esclarecimento das funções da Sedese, dos órgãos municipais e das referências técnicas (RTs) no atual modelo de regionalização da Proteção Social Especial em Minas Gerais.



