Seguindo a política de aproximação com os municípios, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) realizou, nesta terça-feira (22/03), mais uma edição da Roda de Conversa com Gestores Municipais. Desta vez, com os secretários municipais de desenvolvimento social da Regional Sedese Metropolitana.
A Roda de Conversa é um momento de integração entre as gestões locais e a Sedese. O evento contou com a participação de secretários de assistência social, gestores esportivos, gestores da pasta da habitação e equipes técnicas das 54 cidades que compõem a Regional Metropolitana. Eles puderam tomar conhecimento das políticas públicas e realizações da Secretaria para a diminuição das vulnerabilidades sociais em Minas.
A Secretária de Estado, Elizabeth Jucá, conduziu a Roda de Conversa apresentando a estrutura da Sedese. A Secretária destacou maneiras de acesso aos programas da Secretaria, como iniciativas de geração de emprego e renda, incentivo ao esporte, programas para redução da pobreza e promoção do desenvolvimento do Estado. “As Regionais são nossa escuta nos municípios. Nós estamos aqui hoje para escutar e entender melhor a realidade de cada um de vocês, porque cada município tem suas especificidades”.
O diretor da Regional Metropolitana, Manoel Rodrigues Afonso, explica que a Roda de Conversa é um momento de aproximação entre o Estado e os gestores(as) e técnicos municipais que estão atuando diretamente com a população. “Podemos alinhar as propostas com a ação, dentro da realidade de cada localidade. Momento de colher demandas para traçar metas. Isso traz maior legitimidade para o nosso trabalho”, destacou.
Durante o encontro, Elizabeth Jucá também apresentou os principais desafios enfrentados pela Secretaria na busca por um Estado mais justo nas questões sociais. Destaque para o atendimento de usuários dos serviços socioassistenciais e para as situações de violações de direitos humanos, sobretudo contra as mulheres.
Ao longo da apresentação, a Secretária destacou os objetivos da Sedese para promover a melhoria da qualidade de vida e inclusão da população mais vulnerável, e a qualificação profissional para inserção desse público no mundo do trabalho.
Num segundo momento, a Roda de Conversa promoveu um bate papo entre a Sedese e os secretários municipais de desenvolvimento social. Foi um espaço para os gestores relatarem suas experiências e atuações, bem como tirarem dúvidas e apresentarem suas demandas à Secretaria.
A Secretária Elizabeth Jucá também enfatizou a importância da colaboração e do trabalho integrado entre as Subsecretarias, Secretarias e os gestores locais para o desenvolvimento de políticas regionalizadas que objetivem o desenvolvimento municipal, contribuindo para a redução da pobreza em Minas Gerais.
"Para nós é muito gratificante essa troca e isso vai continuar. A primeira estratégia da Sedese é reafirmar o papel das Diretorias Regionais em sua proximidade com os municípios. Trata-se de uma construção coletiva e esse é apenas o primeiro passo para construirmos uma política de desenvolvimento social em prol dos mais vulneráveis em Minas. É para essas pessoas que nós estamos trabalhando. É desafiador, mas com um passo de cada vez, nós chegamos lá”, reforça Elizabeth.
Além da Secretária e da equipe da Sedese Metropolitana, estiveram presentes os Subsecretários de Assistência Social, Trabalho e Emprego, Direitos Humanos, o Superintendente de Integração e a Diretoria de Coordenação Regional, além de Superintendentes e Diretores das demais áreas que contribuíram no esclarecimento de dúvidas dos municípios.
Roda de Conversa
A Roda de Conversa já foi realizada junto às Regionais Sedese de Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Muriaé, São João del Rei, Juiz de Fora, Montes Claros, Teófilo Otoni, Salinas e Passos. A Regional Metropolitana é a 12ª a promover o evento para os municípios. A proposta é realizar o momento em todas as 22 Regionais da Sedese, levando informação e promovendo diálogo com todos os municípios mineiros.













