Sedese realiza a primeira reunião do Fórum Bipartite de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais

Print

Na manhã desta segunda-feira (25/10), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), através da Câmara Governamental Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (Caisans/MG), realizou a primeira reunião do Fórum Bipartite entre as Caisans de Minas Gerais. “Hoje começamos um novo momento na Segurança Alimentar e Nutricional no Estado”, comemorou a secretaria Elizabeth Jucá.


A reunião, considerada inédita na história da construção da política pública de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) pelo Estado, contou com a presença dos municípios mineiros que já aderiram ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), e os que se encontram em processo de adesão ao Sistema.

“A ideia desse fórum é lançar uma ‘chuva de ideias’, criar um debate para que possamos desenvolver um plano de trabalho juntamente com os municípios, além de potencializar as ações do V Plano Estadual de SANS. Precisamos fortalecer e empoderar os municípios sobre os planos municipais e estadual, destacou João Batista Gois, Secretário Executivo da CAISANS- MG.

Renata Seild, integrante da equipe técnica da CAISANS, apresentou sobre o V Plano de SANS destacando que o plano tem como principal objetivo combater a desigualdade, a pobreza e fome com estratégias que busquem o desenvolvimento e fortalecimento de sistemas alimentares justos, resilientes e sustentáveis vinculados com as políticas de abastecimento local, incluindo o mercado institucional. Ainda segundo ela, a prioridade é atender as necessidades dos agricultores familiares, PCT´s, assentados e acampados da reforma agrária, população pobre e extremamente pobre do campo e da cidade, com política de acesso aos alimentos, inclusão social e Educação Alimentar e Nutricional para, assim, também combater a obesidade.

De acordo com a Secretária, nosso estado é vanguarda em Segurança Alimentar e Nutricional desde a criação do Sisan, em 2011. “Cada vez mais querendo trabalhar de forma transversal. Temos muitos desafios, mas muitas potencialidades”, pontuou Elizabeth Jucá.


Além dos membros do Grupo de Apoio da Câmara Intersetorial Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (CAISANS-MG), com a presença de representantes do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (Consea- MG), o evento contou com a presença de gestores municipais e da Professora e Doutora Maria Rita Marques de Oliveira da Universidade Estadual Paulista (Unesp), representante da Rede Latino-americana de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, que apresentou uma palestras sobre a importância do SISAN. “É extremamente importante falarmos em Segurança Alimentar e nutricional em um mundo no qual 40% da humanidade não tem dinheiro para comprar comida saudável”, declarou a professora.

Durante a reunião, a Secretária falou ainda sobre a intenção de ampliar o Fórum Bipartite. A Caisans Estadual elaborou dois cadernos de orientações: um sobre o processo de Adesão ao Sisan e outro sobre a Elaboração de Planos Municipais de SAN, esse último foi lançado na reunião do Fórum.
“Estamos desenvolvendo um estudo para apoiar os municípios para que possam ampliar o trabalho do Sisan. Mas falaremos isto em breve, quando tivermos algo consolidado”, finalizou Elizabeth Jucá.