Primeira edição do JIMI Virtual é marcada pela pluralidade de participantes

Print

A edição virtual dos Jogos do Interior de Minas Virtuais (JIMI Virtual), realizados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) por meio da Subsecretaria de Esportes (Subesp), contribuiu não só para promover e valorizar o esporte durante o período de isolamento social, mas também para reforçar a pluralidade de atletas que participaram da competição.

Os números da etapa microrregional mostram que o JIMI Virtual teve ampla adesão em todas as microrregionais do estado. Campo Florido, pertencente a Microrregional Triângulo/Noroeste, tem uma população estimada em 8.200 habitantes segundo o IBGE, e é responsável por 10% de todos os atletas classificados para as semifinais. Foram 4 representantes, sendo 1 no Futsal Masculino, 1 no Futsal Feminino, 1 no Handebol Feminino e 1 no Futebol Feminino. O município sempre participou das edições anteriores do JIMI.

De adolescentes a idosos - como o participante José Carlos Naves, de 71 anos - o Jimi também teve a participação de atletas do esporte profissional. Luís Gueguel, que atualmente atua nas políticas públicas esportivas como secretário de Esportes e Lazer de Simão Pereira, atuou profissionalmente no futebol por 15 anos. O atacante teve passagem por 28 clubes, alguns deles da elite do futebol, como Palmeiras, Bragantino e Juventude, atualmente na série A do Campeonato Brasileiro.

Segundo ele, a participação no JIMI Virtual foi motivada pela tradição municipal de ter atletas na disputa. O jogador afirma que o torneio virtual despertou sentimentos semelhantes aos de uma competição tradicional. “É uma adrenalina muito boa, a sensação de treinar e se preparar para cumprir o desafio. Não é apenas fazer a gravação do vídeo, a gente também fica na expectativa para saber o resultado. Essa adrenalina e a vontade de ganhar são praticamente as mesmas de uma competição profissional. A diferença é que eu não tenho um embate direto com meu adversário, por isso não dá para ver como ele cumpriu o desafio, e como eu poderia me sair melhor do que ele. Mas de resto, é tudo bem parecido”, detalha.

Gueguel é um dos 40 classificados para a fase semifinal da Etapa Estadual, representando o município de 2.618 habitantes onde trabalha. Ele e os outros competidores precisarão cumprir novos desafios, também gravados em vídeo, e enviarem até o dia 25 de julho. Os regulamentos da fase já foram disponibilizados pela Subesp.

Na avaliação de Samuel Souza, diretor de Incentivo de Esportes de Participação, de Formação e de Rendimento da Sedese, vários fatores contribuíram para que o JIMI Virtual se tornasse uma competição de destaque no cenário esportivo estadual. “ O JIMI Virtual está se encaminhando para as fases finais, mas já é possível perceber que foi uma competição de sucesso, que se mostrou muito diversa, com todas as microrregionais representadas. O engajamento dos gestores na divulgação e apoio, e a própria competição em si, que permite que qualquer pessoa participe, seja ela um atleta de alto rendimento ou amador, ajudaram bastante para chegarmos nesse nível”, afirma.