Minas Programando realiza módulo de capacitação em parceria com Sebrae Delas em Montes Claros

Print

O Minas Programando realizou, na última semana, o primeiro módulo de capacitação para o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais em Montes Claros, região norte de Minas. A ação foi realizada em parceria com o Sebrae Delas, que contempla ações de incentivo, apoio e fortalecimento da cultura empreendedora entre o público feminino e a executora Vollee Serviços Educacionais.

As atividades foram desenvolvidas pela turma de programação em arduino, entre os dias 29/6 e 8/7, com 96 mulheres participantes. As temáticas abordaram Empreendedorismo Feminino, Inteligência Emocional, Criatividade e Inteligência Coletiva, Etiqueta Digital e Planejamento e Gestão de Tempo.

A dona de casa Ana Márcia Cordeiro, de 28 anos, foi uma das participantes. Segundo ela, a iniciativa serve de motivação para buscar novas oportunidades de vida. “São ensinamentos que edificam e nos motivam, passam a confiança para querer tentar buscar algo novo para mudar nossa realidade. Nós, mulheres, temos insegurança e muitos impedimentos que foram colocados pela sociedade. Então a participação foi muito satisfatória, e tenho certeza que isso vai ajudar no meu desenvolvimento pessoal e profissional”, explica.

Maria Clara Tarabal, da coordenação do Minas Programando, comemorou a realização do módulo e destacou a importância da temática no mercado de trabalho. “Muitos profissionais são contratados pela sua expertise técnica, mas acabam saindo do emprego devido à ausência das competências socioemocionais. Por isso acreditamos que esses ensinamentos passados são essenciais, principalmente para o nosso público, contribuindo para ampliar as oportunidades de inserção e reinserção socioprodutiva”, detalha.   

Para Rachel Dornelas, gestora estadual do Programa de Empreendedorismo Feminino do Sebrae, a parceria com o Minas Programando se conecta com a missão do programa, de transformar vidas através de temas atuais na sociedade, como o empreendedorismo e a programação. “Participar desse projeto tem sido uma satisfação muito grande para nós. É unir forças em uma frente que precisa ser usada como exemplo para muitas outras organizações comprometidas com o desenvolvimento social pois só com esse olhar atento às demandas do mundo do trabalho associadas à necessidade da inclusão das mulheres no sistema produtivo de forma equânime e digna que os resultados serão efetivamente relevantes para a construção de uma sociedade justa e próspera”, relata.

Na segunda fase da turma de Montes Claros, serão classificadas 50 mulheres para continuar na execução do programa. O Minas Programando também possui outra turma em andamento, em parceria com a Utramig, onde participam 60 alunos, sendo uma turma exclusiva para mulheres com 35 alunas.

Para o segundo semestre de 2021 está prevista a expansão do projeto com a abertura de mais de 50 turmas para o atendimento em pelo menos 16 municípios mineiros. Outras informações estão disponíveis na página do projeto e no Instagram da Sedese.

Mais detalhes podem ser solicitados pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Sebrae Delas

O projeto “Sebrae Delas - Desenvolvendo Empreendedoras & Líderes Apaixonadas pelo Sucesso” foi lançado em 2019, a partir do interesse em tornar o desempenho feminino nos negócios mais competitivo. O programa tem o objetivo de fomentar e profissionalizar práticas empresariais e políticas públicas para valorizar as competências, comportamentos e habilidades das mulheres, mesclando os saberes e a força feminina direcionada aos negócios, atuando em quatro frentes: Inteligência, Sensibilização, Articulação e Formação de Rede e Capacitação.

O projeto prevê ainda o mapeamento e a identificação de entidades e organizações de apoio ao empreendedorismo feminino para a criação de uma rede de apoio e fomento às mulheres empreendedoras.

Outras informações sobre o programa estão disponíveis no Instagram do projeto: @sebraedelas.minas.