Conselho Estadual de Economia Popular Solidária realiza 100° reunião com pautas importantes para a temática

Print

Aconteceu, nesta quarta-feira, dia 10/3, a 100º reunião ordinária do Conselho Estadual de Economia Popular Solidária (CEEPS), órgão ligado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). Na pauta foram tratados assuntos importantes para a Economia Popular Solidária (EPS) como o repasse de equipamentos, ações do Trajeto Renda que é um braço importante do projeto estratégico da Sedese Percursos Gerais, além das tratativas sobre o Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários (CADSOL) e atualização do regimento interno.


O Subsecretário de Trabalho e Emprego e presidente do CEEPS, Raphael Vasconcelos, enfatizou a importância social e econômica da Economia Popular Solidária no Brasil e especificamente em Minas Gerais. “A produção Solidária tem se mostrado cada vez mais uma alternativa viável de geração de renda, garantindo a autonomia de grande parte da população. Alcançar este marco, e realizar a 100ª reunião do Conselho Estadual de Economia Popular Solidária é uma honra e um orgulho muito grande, reforçando, mais uma vez, a força e institucionalização dessa política pública".

Em função das medidas de restrição impostas para o enfrentamento à pandemia de Covid-19, as reuniões ordinárias deste conselho são realizadas virtualmente, buscando otimizar as deliberações por parte dos membros da sociedade civil e do governo.

O Conselho


O Conselho Estadual de Economia Popular Solidária (CEEPS) é a instância deliberativa e paritária entre representantes do poder público e das entidades civis. O CEEPS foi criado em 2004 pela Lei nº 15.028, que o vincula diretamente à Sedese e responde as demandas da sociedade nos assuntos referentes a Economia Popular Solidária.


O Conselho delibera e propõe diretrizes, políticas e ações de fomento a EPS em MG. É composto pela Sedese, Seapa, Sede, Seplag e SEF, além dos representantes da sociedade civil: Cáritas; Associação Aprender Produzir Juntos (de Teófilo Otoni); Cooperativa Central Rede Solidaria de Trabalhadores recicláveis de Belo Horizonte; Feira da Economia solidária de Juiz de Fora - FECOSOL; Oficina da Bolsa; Cooperativa de Confecções e Artes – COONARTE.