Inscrições para cursos técnicos gratuitos na Utramig

Print

Começa na segunda-feira, 18 de janeiro, as inscrições para quem deseja realizar um curso técnico na Utramig. São ofertadas 405 vagas gratuitas divididas entre os cursos técnicos de Análises Clínicas, Enfermagem, Eletrônica, Informática, Multimídia, Segurança do Trabalho e Sistemas de Transmissão.

Os interessados podem se inscrever através do link presente no site da Utramig (utramig.mg.gov.br) até o dia 29 deste mês.

Neste semestre, além das vagas nos cursos técnicos presenciais* para estudantes matriculados no ensino médio em escolas públicas, pessoas que concluíram o ensino médio podem se inscrever para as vagas dos cursos técnicos a distância. As aulas estão previstas para iniciar em 1º de março.

Confira, abaixo, o quadro de cursos e vagas:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os estudantes selecionados poderão receber assistência estudantil, com auxílio para transporte e para alimentação.

Clique aqui para acessar ao Edital.

O diretor de Qualificação e Extensão da Utramig, Rogério Massensini, relata que a Fundação vem realizando todos os esforços necessários para continuar com as atividades de ensino durante a pandemia, com as aulas acontecendo remotamente, e, por isso, a decisão de iniciar novas turmas.

“A pandemia da Covid-19 alterou muitas coisas na sociedade e no mundo do trabalho, mostrando que é ainda mais necessário ter profissionais aptos, qualificados, para enfrentar os desafios colocados. Acredito que a abertura de novas turmas sinaliza nossa disposição de continuar fazendo a diferença na vida das pessoas”, reforça.

Rogério enfatiza que a realização de um curso técnico é um divisor de águas na vida de um jovem, “é uma oportunidade para quem deseja aumentar a chance de conseguir um emprego, uma profissão, de ter novos horizontes”, assinala.

Segundo o diretor, a abertura de novas turmas é um compromisso da Fundação com a formação da juventude, especialmente da Região Metropolitana de Belo Horizonte, e uma preocupação com o momento atual. “Em 2020, apesar de todas as dificuldades, Minas Gerais conseguiu criar vagas de empregos acima da média nacional. Para que a gente amplie ainda mais o acesso ao mercado de trabalho é necessário formar profissionais tecnicamente preparados e lincados às exigências do momento”

* O ensino presencial será realizado na modalidade hibrida (presencial e remota), enquanto os protocolos sanitários relacionados a pandemia da Covid-19 estiverem em vigor.