Denúncias de violações de direitos em Minas podem ser feitas pela Delegacia Virtual

Print

Em comemoração ao 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) lançou a Campanha de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, com um vídeo institucional para apresentar à população os canais disponíveis para denúncias de violência doméstica contra mulheres, pessoas idosas, crianças e adolescente e pessoa com deficiência. Agora, qualquer pessoa pode registrar um boletim de ocorrência em Minas por meio da Delegacia Virtual, nos casos de violações de direitos.


Por meio do site da Delegacia Virtual é possível solicitar medidas protetivas e denunciar casos de violência psicológica, física ou qualquer outro tipo de conduta que viole direitos desses segmentos. O acesso é fácil, seguro e pode ser feito sem que as pessoas em situação de violência tenham que sair de casa para se deslocar até uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência, evitando-se assim a propagação da pandemia do novo coronavírus.

O vídeo aponta também outros canais disponíveis à população, como o Disque 180, a Central de Atendimento à Mulher; o Disque 190, para acionar a Polícia Militar em casos de urgência, e o Disque 100, para violações de direitos humanos.

“Se você souber de alguém que tenha um parceiro abusivo ou presenciar algum caso de violência doméstica, faça a sua parte, denuncie! Combater a violência doméstica é responsabilidade de todos. E se você sofreu algum tipo de violência, lembre-se, você não está sozinha, denuncie! Nossa rede de atendimento está pronta para ajudar você! Vamos juntas, pelas mulheres de Minas, do Brasil e do Mundo”, diz o vídeo.

O vídeo foi feito por meio da Secretaria Geral do governo de Minas, com recursos de emenda parlamentar, e contou com a participação efetiva da Coordenadoria de Políticas para Mulheres da Subsecretaria de Direitos Humanos da Sedese na sua elaboração.

Assista o vídeo.