Sedese lança a XI Semana de Direitos Humanos

Print

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos, realiza no período de 7 a 12 de dezembro a XI Semana de Direitos Humanos, cujo tema será “Covid e Violações de direitos: desafios atuais e futuros”. O evento, que será realizado integralmente de forma virtual para evitar a propagação da pandemia, contará com uma série de atividades tanto da Sedese quanto de parceiros.

Como forma de conscientizar e estimular para que as pessoas denunciem as situações de violação de direitos, a Secretaria irá lançar a campanha “Amplifique sua voz: não se cale!”. A campanha vai divulgar fotos com cartazes de pessoas da sociedade civil e de servidores públicos de Minas Gerais, com mensagens motivacionais às pessoas em situação de violência - de forma que as mesmas sejam incentivadas a realizarem suas denúncias, amplificando suas vozes. Veja aqui como participar.

Com o slogan “Observe, ouça e faça. Mude o presente e o futuro”, a XI Semana de Direitos Humanos convida todas as pessoas a refletirem sobre a importância de cuidarem de si e de todos ao seu redor, de serem solidários com as outras pessoas e a utilizarem os meios institucionais para a defesa dos direitos humanos.
Entre as atividades, haverá o lançamento do Dossiê: Diretos Humanos em ação, uma cartilha contendo informações das coordenadorias temáticas da Sedese sobre as políticas públicas de Direitos Humanos desenvolvidas ao longo de 2020, neste contexto de pandemia. O evento contará ainda com o lançamento de dois podcast “Café com Ser”, abordando os temas “o excesso de uso de telas no isolamento social e os impactos em crianças, adolescentes e jovens” e “Políticas Inovadoras: O Caso do Centro Canto da Rua Emergencial”.

A programação inclui também o Webinário: Desafios impostos pela Covid-19 na estruturação de políticas públicas de direitos humanos, cuja abertura será feita pela secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, e pela subsecretária de Direitos Humanos, Mirella Vasconcelos Ferreira Barbosa, contando com a participação de várias referências acadêmicas e técnicas nas temáticas da Mulher, Pessoa Idosa, Migrantes e Participação Social.

Haverá ainda palestras, cinema comentado sobre os filmes Eroica (que aborda a temática Pessoa com Deficiência) e Viajantes-queers e a potência dos afetos (na temática LGBTIQA+), bem como lançamentos da Campanha de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e do software “Conecte-se”, desenvolvido para que instituições se cadastrem para receber os conteúdos exclusivos da Escola de Formação em Direitos Humanos e para aparecerem no Portal SER-DH como instituição que compõe a Rede de Direitos Humanos.

O evento contará também com ações promovidas também em todas as regiões do Estado, por meio das Diretorias Regionais da Sedese, assim como dos Centros de Referência em Direitos Humanos, de alunos da Escola de Formação em Direitos Humanos, do Conselho Regional de Psicologia e do Núcleo de Pesquisa Redes de Direitos Humanos, da PUC Minas.

A programação completa sobre o evento e sobre o lançamento da campanha você confere aqui.