Portal SER-DH lança jogo sobre personalidades negras

Print

O portal do Sistema Estadual de Redes em Direitos Humanos (SER-DH), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), lança, nesta sexta-feira (20/11), o jogo de memória “Teste seus conhecimentos sobre as personalidades negras”, que combina ilustrações de rostos com algumas curiosidades sobre personalidades negras. A iniciativa faz parte das comemorações do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado desde 2003 e incorporado ao calendário escolar, sendo feriado nacional também em alguns estados desde 2011.

Ainda como parte das comemorações, o portal SER-DH disponibilizará o texto “Crianças negras e o direito à educação: a distância entre o Brasil legal e o Brasil real”, que busca uma reflexão sobre os impactos da Lei 10.639, de 2003, que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-brasileira nas escolas do país. A autora, Lavínia Rocha, bacharel em História pela UFMG, debaterá sobre como essas leis se articulam na prática e o tipo de educação que nossas crianças negras têm acesso agora na atualidade.  

Ao longo do 2020, o Portal SER-DH  disponibilizou vários outros quizzes, que podem ajudar os interessados a combater preconceitos sobre grupos vulnerabilizados. Além disso, há um vasto material em relação à pandemia de Covid-19. Acesse e responda  https://serdh.mg.gov.br/jogos.  

Curso de formação em Direitos Étnicorraciais

Além disso, a Sedese também está com inscrições abertas para 3 mil vagas no curso de formação em Direitos Étnicorraciais. Os interessados têm até o dia 4 de dezembro para se inscreverem nesta capacitação, que será feita a distância, por meio da plataforma Moodle do Programa Escola de Formação em Direitos Humanos – EFDH.  O curso é destinado a agentes públicos estaduais e municipais, estudantes universitários e membros da sociedade civil.  

            A qualificação, que tem carga horária de 60 horas/aula e duração de três meses, busca promover e consolidar a política de educação em Direitos Humanos em Minas Gerais, de forma a contribuir para a formação dos profissionais e estudantes que atuam na promoção e proteção dos direitos humanos.

A capacitação será feita em quatro módulos, que abordarão temas como Direitos Humanos e Dignidade da Pessoa Humana, Classificações dos Direitos Humanos, Cidadania e Direitos Humanos; Legislação, Identificação e Enfrentamento das Violações de Direitos Humanos, Redes de Atendimento e Proteção e Planejamento, Monitoramento e Avaliação em Ações de Direitos Humanos e Cidadania, além do tema específico sobre Proteção, Promoção e Reparação dos Direitos Étnicorraciais.  

Para ter acesso à certificação, o participante deverá obter a média de 60% de aproveitamento em cada módulo do curso. As inscrições podem ser feitas no endereço https://serdh.mg.gov.br/inscricao. O curso vai ter início no dia 10 de dezembro.