Ações de prevenção realizadas pela Subpod durante a pandemia são destaque em Webinario Internacional

Print

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) participou, por meio da subsecretária de Políticas sobre Drogas Soraya Romina, de um webinário realizado pelo Ministério da Cidadania e pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), na manhã da última quinta-feira (12). O objetivo do evento foi discutir os resultados brasileiros obtidos em uma pesquisa realizada em 33 países, com o tema “uso de álcool durante a pandemia de Covid-19 na América Latina e no Caribe”, além da apresentação das ações de prevenção realizadas pelos poderes públicos neste período.

Um dos destaques da fala da subsecretária no webinário foi a live Ao Vivo pela Vida, realizada pelo Governo de Minas em maio deste ano. Na ocasião, a banda da Polícia Militar de Minas Gerais fez uma transmissão ao vivo, com apresentação musical e mensagens de sensibilização, visando combater a desinformação e apresentar dicas relacionadas à promoção da saúde.

Em sua participação, a subsecretária destacou outras ações de prevenção do uso/abuso de álcool, tabaco e outras drogas que foram desenvolvidas pela Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas (Subpod) durante o período de isolamento social, que se iniciou em março deste ano, como forma de orientar e informar a população sobre os efeitos nocivos do álcool, especialmente no contexto da pandemia da Covid-19.

Também foram destacadas as lives que aconteceram em comemoração à Semana Estadual de Prevenção as Drogas, realizada em junho, com o tema “Eu Acredito é na Rapaziada”. Foram abordados temas relacionados à cultura, ao esporte e à espiritualidade, relacionando-os aos fatores de proteção do uso/abuso de álcool, tabaco e outras drogas, com especial atenção aos adolescentes e jovens. As lives em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo e em comemoração à Semana Nacional do Trânsito também foram destacadas na apresentação de Soraya.

No âmbito institucional, a subsecretária detalhou o funcionamento de grupos de apoio voltados para familiares das pessoas que usam/abusam e/ou com quadro de dependência química em álcool, tabaco e outras drogas, os quais estão em plena atividade, no formato virtual, tendo em vista a pandemia da Covid-19. Esse trabalho favoreceu quase 500 participações entre maio e outubro. As ações realizadas pela Câmara Estadual de Integrada de Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas também foram destacadas, bem como as etapas de construção do Plano Mineiro Intersetorial de Cuidados/Tratamento e Prevenção do uso/abuso de Álcool, Tabaco e outras Drogas.

De acordo com Soraya Romina, os resultados da política sobre drogas em Minas Gerais vem de uma aposta, que está diretamente ligada com a forma de se tratar o assunto nos diversos âmbitos da sociedade. “Buscamos trabalhar o tema da prevenção de uma forma leve, com linguagem acessível, direta e objetiva. A abordagem feita é a favor da vida, com temas que incentivam a adoção de práticas de valorização da vida e promoção da saúde. Junto a esses fatores, temos buscado trabalhar em parceria com diferentes áreas das políticas públicas, especialmente com o setor cultural, uma vez que a cultura chama a atenção e gera a identificação com as pessoas. Então nós realizamos essas ações sempre com apoio de atores culturais que tem maior abertura e facilidade de diálogo com a população”, detalha.

Além da subsecretária Soraya, o webinário contou com a participação de Socorro Gross, representante da OPAS/OMS no Brasil, e do Dr. Quirino Cordeiro Jr., secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania. Como expositores, participaram: Maristela Monteiro, assessora principal para Álcool da OPAS; Zila Sanches, professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e Catarina Dahl, consultora nacional em Saúde Mental (OPAS/OMS).

A live completa, com a apresentação e os temas discutidos pelas outras painelistas está disponível no YouTube.