Sedese comemora Dia do Servidor com palestra do professor Humberto Dantas

Print

Nesta quarta-feira, 28/10, é celebrado o Dia do Servidor Público. Em comemoração à data, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) promoveu um bate papo entre a secretária Elizabeth Jucá, a chefe de gabinete Gabriela Gervason, e o professor Humberto Dantas, doutor em ciência política pela Universidade de São Paulo (USP) e head de educação do Centro de Liderança Política (CLP).

O objetivo da live foi propor um momento de reflexão e debate sobre o papel do servidores neste momento atípico em que vivemos, motivado pelo distanciamento social para prevenção de contágio à Covid-19. Na abertura da palestra, a secretária Elizabeth agradeceu a presença dos servidores, e expôs um relato pessoal sobre sua trajetória à frente da Sedese, e o que a força dos servidores representa. “A Sedese é reconhecida em Minas Gerais e no Brasil inteiro pelo trabalho que desenvolve ao longo de muitos anos. Temos muito trabalho para fazer junto ao nosso público, que sabemos que é um público que tem várias vulnerabilidades. Mas eu gostaria de agradecer aos servidores que construíram a Sedese como uma instituição forte, e que se esforçam todos os dias para atender à esse público”, detalhou.

Em seguida, o professor Humberto iniciou a palestra, que teve a temática “Instituições Fortes: entre a convicção e as responsabilidades, os desafios da nossa realidade”. Em uma conversa descontraída e recheada de situações enfrentadas cotidianamente pelas pessoas, o professor estabeleceu momentos de reflexão sobre o papel exercido pelo servidor na máquina pública, abordando questões de convivência, relação do ser humano como servidor e como cidadão inserido na sociedade, a ética presente no serviço público que influencia na imagem do servidor e no funcionamento da sociedade.

O professor também fez a associação de como o serviço público não se limita apenas à funcionários concursados, mas como a relação envolve as esferas políticas e os representantes que são escolhidos em eleições para gerir os órgãos públicos. Ele ressaltou a responsabilidade que cada um de nós tem no momento de escolha desses representantes, uma vez que eles vão ter influência direta no trabalho realizado pelos servidores - e também usufruído por eles, na condição de cidadãos inseridos na sociedade.

Ao final da palestra, os participantes da live puderam propor temas para discussão com o professor, além de enviarem dúvidas e considerações. A live completa, com a palestra e o bate papo com o professor, está disponível no canal da Sedese no YouTube, e na página oficial da secretaria no Facebook.

Programação ampla

Além da palestra com o professor Humberto, outras ações fazem parte da comemoração do Dia do Servidor. Na manhã de hoje, entre 10h e 11h, a secretária Elizabeth se reuniu com parte dos servidores que retornarão ao trabalho presencial na Cidade Administrativa a partir do dia 3 de novembro. A reunião contou com a participação de Weslei Santos, representando a diretoria de Recursos Humanos, que apresentou as diretrizes e práticas que deverão ser adotadas pelos servidores nos espaços físicos da Cidade Administrativa, com o objetivo de prevenir o contágio pela Covid-19.

À tarde, também como parte da programação do Dia do Servidor, a Sedese realiza uma live de bate papo, com o tema “Diálogos sobre o Isolamento Social e o Teletrabalho”, com transmissão ao vivo no Facebook e YouTube da secretaria.