Sedese lança plataforma para monitoramento de Academias ao Ar Livre nos municípios

Print

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes (Subesp), lançou, nesta quarta-feira (28), uma plataforma virtual para monitorar e acompanhar as doações de Academias ao Ar Livre para os municípios do estado. O objetivo é tornar o processo de doação dos aparelhos mais eficiente e transparente.

A plataforma será utilizada pelo poder executivo como instrumento para verificação de necessidade de doação de Academias quando estas forem indicadas via emenda parlamentar. Trata-se de um instrumento consultivo e não obrigatório, em que municípios com indicações de emendas parlamentares, que estiverem com demandas de Academias ao Ar Livre, mas tiverem, de acordo com a plataforma, equipamentos suficientes para atendimento de seu público, deverão justificar a necessidade de novas Academias ao Ar Livre.

O estudo realizado para consolidação dos dados na plataforma busca entender quantitativamente a necessidade ou não de doação de academias ao ar livre, pautado em critérios como período diário de uso dos equipamentos, perfil socioeconômico da população, faixa etária, tempo de permanência em cada equipamento e especificidades da academia, considerando a quantidade de pessoas que podem utilizar um mesmo equipamento simultaneamente. Foram consideradas as academias doadas aos municípios de 2016 em diante, uma vez que os equipamentos com mais de 5 anos de uso estão sujeitos ao desgaste físico e exposição ao tempo. 

Os resultados mostram que as academias, que são doadas aos municípios através de emendas parlamentares, são suficientes para atendimento da população em 72 dos 853 municípios mineiros. Com a consolidação dos dados e apresentação da plataforma para os parlamentares, os representantes eleitos pela população poderão indicar equipamentos para as cidades com maior demanda, evitando que, por exemplo, alguma cidade ou região receba aparelhos em excesso.

O sistema, que está disponível para consulta neste link https://bit.ly/34s56Oa, também será apresentado para os parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). De acordo com Thiago Santana, Superintendente de Fomento e Incentivo ao Esporte, o estudo  tem como objetivo auxiliar a tomada de decisão por parte dos gestores da Subsecretaria de Esportes. “Essa ferramenta vai dar maior transparência e fomentar pesquisas sobre a política pública. Trata-se do primeiro dashboard da Subsecretaria de Esportes, que ainda será acompanhado por relatórios sobre outras ações da subsecretaria, lançados pelo Observatório do Esporte nos próximos meses" comenta.