“Onda Verde” permite volta gradual de servidores da Sedese ao trabalho presencial

Print

Com a chegada da “Onda Verde” do programa “Minas Consciente” à região Central do Estado, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) se prepara para que parte dos servidores que se encontram atualmente em home office (teletrabalho) voltem, gradualmente, às atividades presenciais.

No mês de setembro, a Sedese já havia publicado a Resolução número 44/2020, estabelecendo os setores que precisariam contar com alguns servidores em trabalho presencial, retornando apenas aqueles que sofreram algum impacto negativo com o teletrabalho.

Somente voltarão ao trabalho presencial os servidores que se enquadram nas atividades classificadas como “onda verde” da resolução. Os demais só retornarão à Cidade Administrativa ou às outras unidades da Sedese no Estado após determinação da Secretaria a ser publicada posteriormente. Cuidados no trabalho presencial

Os servidores que estiverem em trabalho presencial na Cidade Administrativa precisarão, obrigatoriamente, seguir protocolos para ingresso no local.
Antes de sair de casa, ele deverá preencher o questionário eletrônico de autoavaliação da Covid-19, disponível neste link, onde receberá uma permissão de acesso ao local de trabalho. Caso o resultado dê verde, ele deverá apresentar o documento válido para o dia na portaria do Prédio Minas, além de se submeter à aferição de temperatura.
O uso de máscaras de proteção é obrigatório em todos os espaços da Cidade Administrativa. Os servidores deverão ainda respeitar a indicação de capacidade máxima nos locais de uso comum, como nos banheiros, refeitórios e restaurantes.
Uma equipe técnica da Sedese já mapeou todas as áreas de trabalho que poderão ser utilizadas para evitar, dessa forma, a aglomeração de servidores e o risco de contágio pela Covid-19.

A distribuição dos servidores seguirá o layout estabelecido pela Coordenadoria Especial da Cidade Administrativa (Cecad) e pelo Centro de Operações Emergenciais (COES Minas Covid-19), que prevê que devem sempre permanecer vazias as estações de trabalho ao lado e à frente das ocupadas.

Os dados de risco de contágio serão constantemente avaliados no ambiente da Sedese. A volta ao teletrabalho, porém, pode acontecer, a qualquer momento, desde que os dados analisados apresentem risco à saúde do servidor que voltou ao trabalho presencial na Cidade Administrativa ou em órgãos e unidades da Sedese espalhados pelo Estado.

Minas Consciente

O “Minas Consciente” é o plano do governo do Estado para a retomada segura das atividades econômicas neste período de pandemia do novo coronavírus. Ele foi dividido em três “ondas”, sendo que a vermelha englobava apenas os serviços essenciais; a amarela, os não essenciais, e a verde, os serviços não essenciais com alto risco de contágio.